Saiba como identificar e corrigir problemas com a pintura de parede:

14 de fevereiro, 2018

comentários
Saiba mais sobre alguns problemas mais comuns que aparecem nas paredes, veja quais são as causas e como pode evitá-los, as formas que podem ser corrigidas e quais são os melhores equipamentos para realizar os reparos.  

EFLORESCÊNCIA


O que são - Manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada, ocorre em tintas que foram aplicadas sobre reboco úmido.
Causas - É causada pela liberação de água sob forma de vapor, que arrasta materiais alcalinos (hidróxido de cálcio) do interior até a superfície, onde se depositam, causando a mancha.
Como corrigir? - Eliminar a existência de infiltrações, aguardar a secagem e a cura da superfície, raspá-la e aplicar uma demão de Fundo Preparador de Parede.
 

SAPONIFICAÇÃO


O que são - Após o surgimento das manchas, a superfície começa a apresentar aspecto pegajoso, provocando o retardamento da secagem nos esmaltes.
Como corrigir? - Raspar ou lixar toda superfície, removendo toda a pintura. Aguardar a secagem e cura da superfície. Aplicar uma demão de Fundo Preparador de Parede previamente diluída com água e finalizar com nova pintura.
 

DESCASCAMENTO EM ALVENARIA


Causas - O descascamento acontece quando a tinta é aplicada sobre superfície empoeirada ou sobre parte soltas, tais como caiação, reboco novo não lixado.
Como corrigir? - Remover as partes soltas através de uma raspagem para depois aplicar um Fundo Preparador de Parede e repintar.
 

MOFO


O que são - Aparecimento de manchas escurecidas e exalação de odores fortes.
Causas - É causado em ambientes que apresenta excessiva umidade e com frequente mudança de temperatura (úmido e/ou quente), onde pouca iluminação favorece o desenvolvimento dos microorganismos, que se nutrem na superfície onde se proliferaram.
Como corrigir? - Lavar a superfície contaminada com esponja embebida de solução de água sanitária diluída 1:2 em água potável. Repintar.
 

BOLHAS


Causas - O surgimento pode acontecer quando se faz o uso de massa corrida em ambientes externos tornando propícia a absorção de umidade. Repinturas sobre paredes que não se tenha extraído toda a poeira ou reaplicar uma tinta sobre uma outra de má qualidade sem a devida preparação das paredes. Tudo isso, pode influenciar no aparecimento das bolhas.
Como corrigir? - Para aplicações externas com massa corrida, deve ser feita a total e completa remoção por raspagem, aplicando sobre a superfície um Fundo Preparador de Parede e, após a secagem, ser feita uma nova aplicação com Massa Acrílica e repintura.
Para paredes empoeiradas, remover a tinta, realizar a limpeza da superfície e repintar. Caso o problema seja a tinta aplicada sobre outra de má qualidade, remover toda a tinta e realizar o sistema correto de pintura.
 

ENRRUGAMENTO


Causas - Este problema ocorre quando a camada de esmalte é muito espessa devido a uma aplicação excessiva do produto, seja em uma demão ou em sucessivas demãos em que a primeira não foi convenientemente seca. Pode também surgir superfície enrugada quando a secagem é feita sob sol intenso.
Como corrigir? - Remover a tinta enrugada do substrato por raspagem e depois limpá-lo com solvente aguarrás, deixar secar, aplicar Fundo Sintético Nivelador e repintar.

CRATERAS


Causas - Este problema ocorre devido à presença de óleo, graxa ou água na superfície a ser pintada, e também quando a tinta é diluída com materiais não recomendados como gasolina, querosene, etc.
Como corrigir? - Remover toda a tinta aplicada através de espátula e/ou escova de aço e removedor apropriado; limpar toda a superfície com Aguarás a fim de eliminar vestígios de removedor. Deixar secar e pintar.
 

DESAGREGAMENTO


O que é - Caracteriza-se pela destruição da pintura, que se esfarela, destacando-se da superfície Juntamente com partes do reboco.
Causas - Este problema ocorre quando a tinta foi aplicada antes que o reboco estivesse curado. Portanto, antes de pintar um reboco novo, deve-se aguardar cerca de 28 dias para que o mesmo esteja curado.
Como corrigir? - Para corrigir o desagrega mento, deve-se raspar as partes soltas, corrigir as imperfeições profundas com um novo reboco, aguardar a cura, aplicar uma demão de Fundo Preparador de Parede e repintar.
 

TRINCAS E MÁ ADERÊNCIA EM MADEIRA


​Causas - Geralmente ocorre quando se utiliza Massa Corrida PVA para corrigir imperfeições da madeira, principalmente em portas.
Como corrigir? - Remova a Massa Corrida e aplique uma demão de Fundo Sintético Nivelador diluído com até 20% de Hraz. Depois, corrija as imperfeições com Massa para Madeira, lixe, elimine o pó e aplique mais uma demão de Fundo Sintético Nivelador e a tinta de acabamento.