Condor apoia Programa Coral Mulheres na Cor para formação de pintoras decorativas profissionais

junho 22, 2022

Projeto tem o objetivo de oferecer nova oportunidade a mulheres em situação de vulnerabilidade em Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo; empresa fornecerá acessórios de pintura.

A Condor – líder em diversas categorias dos segmentos de Limpeza, Higiene Bucal, Beleza e Pintura — apoia o Programa o Coral Mulheres na Cor, projeto idealizado pela AkzoNobel com o objetivo de transformar histórias femininas por meio da profissionalização. A primeira turma piloto irá capacitar 16 mulheres da comunidade de Paraisópolis como pintoras decorativas profissionais.

A Condor é a parceira de ferramentas do projeto e fornecerá pincéis, rolos e trinchas, entre outros acessórios para execução da obra. Para marcar o lançamento do programa, a Condor disponibilizará a cada participante um Kit de Trinchas na cor rosa. O produto foi projetado especialmente para pintoras do ramo de Pintura Imobiliária.

“É gratificante participar desse projeto que oferece uma nova oportunidade para mulheres. A capacitação de mão de obra feminina na pintura profissional é uma iniciativa importante para ampliar a diversidade em uma atividade exercida majoritariamente por homens”, afirma Tiago Kotovicz, gerente de Marketing de Pincéis da Condor.

O público-alvo da iniciativa são mulheres maiores de 18 anos, com escolaridade mínima do 4º ano do Ensino Fundamental, desempregadas ou com renda de até um salário mínimo, que fossem chefes de família com dependentes em idade escolar.

Para dar suporte às participantes durante toda a jornada de três meses, o Coral Mulheres na Cor conta com a parceria do Fazendinhando, movimento de transformação territorial, cultural e social que busca desenvolver a comunidade do Jardim Colombo e seu entorno, uma população de aproximadamente 15 mil moradores, em uma área de quase 15 hectares que integra o Complexo de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo.

A ONG apoiou campanha para divulgar localmente o programa e atrair mulheres com o perfil procurado, auxiliou na seleção e inscrição e é o pilar de relacionamento do projeto, elo entre as empresas e as participantes.

“Estamos muito felizes com a parceria nesse projeto, pois beneficiará mulheres em situação de vulnerabilidade que, agora, encontrarão novos caminhos e possibilidades para a realização de seus sonhos. A maioria encontra-se desempregada: no Jardim Colombo, 73% das moradoras estão fora do mercado formal de trabalho, são chefes de família e buscam oportunidades. Esse será o início de importantes conexões, conhecimento técnico, empoderamento feminino e potencialização de mãos talentosas que lutam diariamente.”, afirma Ester Carro, arquiteta e ativista urbana, presidente da ONG.


Conheça o projeto – Durante dez semanas, essas mulheres receberão um curso completo com conhecimento 360º sobre pintura, totalizando mais de 200 horas. O início será o Curso de Formação de Pintor de Obra, na unidade SENAI Orlando Laviero Ferraiuolo, no Tatuapé, em São Paulo. Elas também participarão do PRINT (Preparação para a Inserção no Trabalho), com conteúdo que apoia o profissional para sua inserção e retenção no mercado de trabalho. O projeto ainda agrega palestras, mentorias e especializações promovidas pelas empresas parceiras. Também será oferecido um curso de 30 horas, na unidade de Mauá da AkzoNobel, pela Academia Coral, plataforma de treinamentos online e presencial da marca, que inclui conhecimento teórico e prático sobre diversos temas, tais como cores e tendências, equipamentos e produtos, aplicação de efeitos decorativos e tecnologias. Além disso, essas mulheres também contarão com o apoio de dois pintores profissionais experientes, Ana Machado e Leandro Piovesan, que acompanharão de perto a jornada de aprendizagem compartilhando dicas, boas práticas e sanando dúvidas.


No decorrer do curso, as participantes receberão bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniforme e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) custeados pelas companhias apoiadoras. Além disso, todas as formandas ganharão um kit de ferramentas manuais e elétricas, especialmente significativo para as que decidirem seguir jornada independente, com suporte para criar seus perfis e se juntarem à chamada Páginas Coloridas, plataforma digital que conecta consumidores que estão na jornada de pintura à profissionais de qualidade e confiança indicados pela Coral. As mulheres também terão oportunidade, junto aos parceiros de empregabilidade, para uma possível recolocação no mercado, em empresas de construção civil, reformas ou pintura. Mais do que trabalho, o Coral Mulheres na Cor busca levar autoestima e autonomia a esse grupo, almejando que sua capacitação tenha efeito multiplicador e inspirador na comunidade em que vivem.


Para estimular a representação feminina na área, a AkzoNobel, por meio da sua marca Coral, buscou empresas que compartilham de seu propósito de ser agente de inclusão e transformação social, por meio da sustentabilidade. O SENAI-SP, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, é o parceiro de ensino do programa. Os parceiros financeiros são Bazar das Tintas, CASACOR, Dow Química, Oxiteno, Tintas MC e WACKER. Os parceiros de ferramentas são Condor e Vonder, e os de empregabilidade, Atala Engenharia e Abrapp. A ONG Fazendinhando é a parceira para relacionamento com as participantes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Fique por dentro de promoções e novidades