Condor comemora 93 anos com aposta em novos mercados

julho 7, 2022

Setor de Perfumaria e Farmácia cresceu 40% no primeiro semestre de 2022;
Distribuidores, Atacado e Atacarejo aumentam 30% no mesmo período.

Ao completar 93 anos no mês de julho, a Condor – empresa nacional e líder em diversas categorias dos segmentos de Limpeza, Higiene Bucal, Beleza e Pintura — comemora sua expansão em novos mercados. A companhia fechou o primeiro semestre de 2022 com crescimento expressivo em alguns setores. Nas Perfumarias e Farmácias, por exemplo, a alta foi de 40% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O resultado positivo confirma a tendência de elevação registrada em 2021, quando as vendas no chamado canal “perfarma” aumentaram 46% no acumulado do ano. Outro avanço ocorreu no Canal de Distribuidores, Atacado e Atacarejo: salto de 30% no acumulado de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.

Os dois setores puxaram o faturamento da Condor no primeiro semestre de 2022, assim como a performance da categoria de Higiene Bucal, especificamente. Destaque para o Estado de São Paulo, que registrou ampliação de 20% no consumo de itens dessa categoria e outras como, Limpeza e Beleza no mesmo período.

“Há quase um século, a Condor mantém o compromisso de fazer melhor a cada dia, sempre inovando e desenvolvendo produtos que atendam o desejo dos consumidores. Com essa filosofia de trabalho, a marca alcançou a liderança em vários negócios em que atua e está presente na maioria dos lares brasileiros”, afirma Alexandre Wiggers, diretor presidente da Condor.

Para o crescimento sustentável, a empresa mantém o plano de fortalecimento de sua presença nos canais de e-commerce. Os produtos da Condor estão nos principais marketplaces, como Amazon, Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e Compre Agora. Além disso, possui mais de 100 mil pontos físicos de vendas por todo o Brasil.

A Condor tem a maior fábrica de escovas da América Latina, gera cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos e possui três centros de distribuição, dois em São Bento do Sul (SC) e um em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Expansão contínua de portfólio

Além do investimento na distribuição, a Condor aposta na evolução contínua de seu portfólio. A empresa catarinense programou mais de 50 lançamentos de produtos até o final de 2022, entre eles, as escovas das linhas infantis de Higiene Bucal e Beleza com licenciamento da Pixar, franquia da The Walt Disney Company. O investimento em personagens licenciados também inclui outras linhas.

Outro destaque é a vassoura V35 Edição Especial Femama, lançamento que simboliza os 10 anos da parceria de combate ao câncer de mama feita entre a Condor e a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).

Já a divisão de Pincéis cresceu 30% em 2021 e lançou mais de 100 novos itens nos últimos meses. Entre as novidades está a linha de trinchas Eco Liga, que garante fino acabamento e maior rendimento das tintas. As novas trinchas vêm com cabo ecológico, produzido a partir da combinação de plástico reciclado e pó de madeira.

Futuro

Apesar das incertezas com relação ao mercado, devido ao cenário político e econômico de 2022, as perspectivas para este ano são positivas. A companhia deve manter o ritmo de crescimento do faturamento, embora a escalada de custos de insumos e os altos custos logísticos sejam os grandes desafios. “A pressão de custos tem afetado o nosso setor. Todo o nosso trabalho de gestão hoje está focado em equilibrar esses custos, para impactarem o menos possível no bolso do consumidor”, explica o presidente da Condor.

Como em toda a indústria, para ter esse equilíbrio também é preciso de escala de produção. No caso da Condor, ela começará a ter retorno este ano dos investimentos em máquinas realizados em 2021. A ampliação da capacidade produtiva pode chegar a 100% em algumas linhas de produtos, o que abre oportunidade para aumentar ainda mais a capilaridade da marca nos mercados nacional e internacional.

Responsabilidade social

A Condor tem como um de seus pilares de gestão o investimento contínuo em ações de responsabilidade social. Todos os anos, a marca impacta milhares de pessoas, de forma direta ou indireta, por meio de doações e atividades voltadas para a área de desenvolvimento infantil e educação.

A empresa passou a apoiar o Bazar da ONG Gerando Falcões, entidade que desenvolve os jovens da periferia por meio da capacitação profissional e da integração social. O bazar da ONG tem como propósito levar o acesso a bens de consumo para a população de baixa renda com até 80% de desconto.

A Condor também doou 40 mil escovas para o programa “Adotei um Sorriso”, da Fundação Abrinq, que tem o objetivo de viabilizar o acesso gratuito aos serviços de saúde bucal para crianças e adolescentes de organizações sociais parceiras.

Já o Programa de Voluntariado Condor incentiva os colaboradores a praticarem a solidariedade. Somente no primeiro semestre deste ano, eles ajudaram 300 crianças e adolescentes com arrecadação, doações e ações de incentivos educacionais na comunidade de São Bento do Sul, em Santa Catarina.

A Condor apoia o Programa Coral Mulheres na Cor, projeto idealizado pela AkzoNobel com o objetivo de transformar histórias femininas por meio da profissionalização. A primeira turma piloto irá capacitar 16 mulheres da comunidade de Paraisópolis como pintoras decorativas profissionais.

Meio ambiente

Referência em sustentabilidade, a Condor faz a captação da água da chuva que corre pelas telhas dos prédios da fábrica para reuso. Em 2021, o volume captado foi de 1.070.000 litros. Além disso, a unidade fabril possui uma Central de Gerenciamento de Resíduos, onde mais de 70% dos rejeitos coletados são reciclados externamente e reaproveitados internamente. A companhia também conta com o sistema de tratamento de efluentes com retorno tratado para utilização no processo de fabricação.

Em relação à reciclagem, a Condor reutilizou, desde 2018, cerca de 29 toneladas de matéria-prima para a fabricação de kits sustentáveis de pintura, criados com plástico pós-consumo. A empresa adquire ainda mais de 190 toneladas por mês de PET processado, oriundo de garrafas usadas que são tiradas da natureza.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Fique por dentro de promoções e novidades