O que evitar na higiene bucal dos bebês?

março 11, 2022

Quando falamos sobre higiene bucal dos bebês, é muito importante conhecer as informações corretas o quanto antes para evitar qualquer transtorno.  Mesmo que os bebês não possuam dentes nos primeiros meses de vida, tanto os cuidados quanto a primeira visita ao dentista devem ser iniciados logo cedo. 

A higiene bucal dos bebês é essencial para evitar doenças bucais, infecções e formação de cárie. Por isso, entender a melhor técnica e abordagem para cada estágio de desenvolvimento do bebê, vai ajudar a prevenir a proliferação de bactérias. 

Cuidado com as gengivas

Para os recém-nascidos, a higienização deve ser feita duas vezes por dia com uma gaze umedecida em água limpa usando o dedo indicador para remover os resíduos de leite gentilmente.

E quando os dentinhos começarem a nascer? É a fase ideal para substituir a gaze pela dedeira extramacia Baby Dent Galinha Pintadinha ref. 3164 e continue massageando com cuidado. O leve massagear nessa fase ajuda a alivar as dores que podem acompanhar o processo, bem como facilitar a erupção dos dentinhos.

Então, o que evitar?

Depois que os primeiros dentes nascem, é essencial evitar uma exposição excessiva ao flúor. Além disso, é necessário supervisionar a escovação para que eles não engulam o gel dental e outros objetos por perto. Por isso, evite compartilhar utensílios, canudos, potes, lenços e copos. Por que? Bactérias podem ser transmitidas e causar infecções.

Atenção para o soninho na hora da amamentação! Evite que seu bebê caia no sono durante o ato. Isso minimiza o risco de proliferação e desenvolvimento de bactérias. 

Quando os primeiros dentinhos surgirem, evite oferecer alimentos muito quentes. Bebidas geladas, mordedores resfriados e alimentos frios promovem sensação de alívio e ajudam a diminuir os sintomas de inflamação. Lembre-se: bebês são frágeis e é comum o nascimento dos dentinhos trazer incômodo e dor. 

Por fim, mas não menos importante, quando a maioria dos dentinhos forem nascendo, é comum seu filho não gostar de escová-los e trancar os lábios para que você não consiga ajudar. 

Nesse momento, evite conflitos. Leve desenhos ou faça uma pose em frente ao espelho para incentivar a imitação. Além disso, garantir produtos lúdicos e coloridos contribuem para deixar tudo mais confortável. Confira nosso catálogo e conheça nossa linha de produtos infantis para cada fase e idade. Outra dica é cantar e fazer cosquinhas ajudam não só a criança abrir a boca e dar risada como também alivia esse momento difícil para os pequenos. 

Agora que você já sabe o que fazer e não fazer, ficou mais fácil se preparar para realizar uma higienização segura no seu bebê. Conta pra gente quais produtos o seu pequeno gosta mais! 

E já sabe, né? Siga @condorhigienebucal no Instagram para mais novidades e dicas. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Fique por dentro de promoções e novidades