Saiba como ajudar as crianças a escovarem os dentes corretamente entre home office e aulas virtuais

fevereiro 25, 2022

Odontopediatra da Condor dá dicas de como acertar o tipo de escova ideal para cada idade e como ensinar os filhos a cuidar dos dentinhos da forma correta;

Supervisão de um adulto é fundamental até os 9 anos de idade.

A saúde bucal das crianças sempre foi assunto de extrema importância, entretanto, a atenção deve ser redobrada durante a pandemia, quando muitas vezes a agenda escolar e a do home office interferem na dinâmica do lar. Isso porque até cerca de 9 anos, os pequenos não sabem fazer a escovação corretamente e não têm consciência dessa necessidade para evitar doenças. Por isso, mesmo depois de escovar sozinha, a criança deve ser auxiliada pelos pais para evitar cáries, tártaro, periodontite, entre outras doenças.

Na lista de itens necessários na hora de higienizar estão a escova de dente infantil, o creme dental infantil com flúor e, se necessário, o fio ou a fita dental. De acordo com a odontopediatra, Veridiana Ulson, o uso da escova de dente infantil se faz necessário a partir do momento em que o bebê tenha seu primeiro dentinho. Antes disso, a higiene bucal pode ser feita com dedeiras de silicone ou luvas de tecido (com o auxílio do dedo de um adulto).

Como embaixadora de higiene bucal para a marca Condor – indústria com atuação nos segmentos de Limpeza, Beleza, Higiene Bucal, Pintura Imobiliária e Artística –, Veridiana destaca: “a educação infantil para a escovação é de extrema importância na formação do indivíduo. Além da higiene bucal, ela envolve questões importantes do ponto de vista psicológico, como autoconhecimento, autoestima e afeto”, diz.

Dos 6 meses aos 4 anos, a escova da criança deve ser pequena, com contornos arredondados e proteção nas arestas, além de cerdas muito macias e uniformes. Quando começam as trocas dos dentes de leite para os dentes permanentes, a criança tem uma dentição mista. A cabeça da escova e a quantidade de cerdas podem aumentar, mas ainda devem ser bem macias. Nesta fase, personagens e desenhos podem incentivar a criança a fazer a escovação sozinha.

“Por volta de 7 anos, a cabeça da escova pode ser um pouco maior e as cerdas não precisam ser extra macias mais, já que os dentes permanentes já estão em franco crescimento em troca pelos de leite”, completa a odontopediatra.

Maneira correta de escovar os dentes da criança:

  • Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor e deixe claro que ele não pode engolir o creme, embora o gosto seja bom;
  • Primeiramente, limpe as superfícies internas dos dentes, onde o acúmulo de placa é maior. As cerdas da escova devem estar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Escove suavemente para frente e para trás ou com leve vibração.
  • Em seguida, escove todas as superfícies dos dentes voltadas para a bochecha, também com as cerdas da escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva.
  • Por fim, escove a superfície de mastigação dos dentes, para frente e para trás.
  • O movimento deve ser leve, pois a pressão excessiva pode causar danos à gengiva.

Conheça o portfólio de escovas infantis da Condor:

BABY DENT GALINHA PINTADINHA

Dedal totalmente em silicone extramacio. Indicado para fase em que começam a dar sinais dos primeiros dentinhos dos bebês. O leve massagear ajuda a aliviar as dores bem como facilitar a erupção dos dentinhos.

ESCOVA BABY

Disponível em diversos personagens infantis, como Snoopy, Galinha Pintadinha, Barbie e Lilica Ripilica, essa escova é indicada para bebês de 0 a 2 anos, logo no nascimento dos primeiros dentinhos. Com cabeça pequena, cantos arredondados e emborrachados e cerdas extramacias, ela promove uma limpeza suave e delicada. Acompanha capa protetora de cerdas.

KIDS

Recomendada para crianças de 2 a 4 anos, o desenho dessa escova facilita o aprendizado da escovação dos dentes. Ideal para a limpeza dos dentes de leite, ela tem cerdas extramacias e tufos frontais mais altos para escovação dos dentes mais profundos. Conta com cabo e limpador de língua emborrachados. Acompanha capa protetora de cerdas e em versões dos desenhos Barbie, Hot Wheels e Lilica Ripilica.

KIDS+

Ideal para crianças a partir dos 5 anos, é perfeita para a fase de transição dos dentes de leite para os dentes permanentes. O corte das cerdas macias com várias alturas alcança todos os tamanhos e formatos de dentes. Conta ainda com cabo e limpador de língua emborrachados. Acompanha capa protetora de cerdas e está disponível nas versões Barbie, Lilica Ripilica e Hot Wheels.

JÚNIOR

Perfeita para levar à escola, este modelo é ideal para crianças a partir de 4 anos de idade e conta com cabo que se encaixa perfeitamente na mão das crianças. A escova, disponível em vários personagens, possui limpador de língua emborrachado e cerdas frontais macias mais altas para facilitar a escovação dos dentes do fundo. Além disso, conta com um exclusivo estojo protetor e etiqueta personalizável com o nome e a turma do aluno. Disponível nas versões Barbie, Hot Wheels, Lilica Ripilica e Avengers.

DINO

Este modelo da Condor tem um corte reto, pontas arredondadas e cabo com texturas que proporcionam segurança e conforto durante a escovação das crianças. Está disponível na versão Macia em quatro cores lisas (azul, roxa, rosa e branca) e é indicada para a faixa etária de 4 anos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Fique por dentro de promoções e novidades