Como incentivar as crianças a fazer arte desde cedo

maio 21, 2021

A prática artística é essencial para desenvolver a imaginação e criatividade nos pequenos. E quando o incentivo de “fazer arte” começa desde cedo dentro de casa ou na escolinha, os benefícios são ainda maiores. Afinal, a arte está diretamente ligada com o bem-estar mental e influencia a vida em muitos aspectos. Então, por que não incluir atividades artísticas desde cedo?

A atividade mais fácil e prática para iniciar é o desenho. O primeiro passo é ensinar que a frase “eu não sei desenhar” não existe. Tranquilize mostrando que cada um tem o seu processo criativo e explore materiais diferentes e criativos para que a criança realmente comece desde cedo a desenvolver a imaginação. E você pode começar com o básico: papel,  lápis, canetas coloridas, massinha, giz de cera ou até mesmo livros de colorir com desenhos prontos. 

Por falar em cores, colorir pode ser um momento delicioso para relaxamento com toda a família. É uma forma de mantê-las calmas porque promove o alívio do estresse e contribui com a diminuição da ansiedade. Além disso, é uma excelente atividade para participar ao lado deles promovendo assim, um momento em família mais divertido e criativo. A Condor possui pincéis escolares perfeitos para essa atividade. Já conhece? Acesse aqui o nosso catálogo! Colorir com tinta é muito mais divertido! 

Outra dica para incentivar as crianças a fazer arte é estimular a observação delas. Qualquer situação pode ser um novo aprendizado, como observar os cômodos da casa, a natureza, os pets ou até mesmo as pessoas que convivem com ela. Para cada situação são cores, texturas e formas geométricas diferentes para explorar. Tudo isso é uma ótima base para aprender a desenhar, pois elas observam e distinguem o formato das coisas que fazem parte da rotina delas. 

Ainda em dúvidas? Que tal propor uma exposição artística em casa mesmo? Os pequenos amam expor suas produções e ver os resultados das suas criações sendo valorizados. Para eles, ouvir a opinião dos pais e familiares é muito importante nesse momento.

Agora que você já tem diversas ideias de como proporcionar momentos artísticos com a criançada, é hora de colocar tudo em prática! Não deixe de compartilhar esse momento com a gente lá no nosso Instagram seguindo e marcando o @condorpinturaartistica, hein! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Fique por dentro de promoções e novidades