A arte é uma importante ferramenta para que a criança consiga expressar emoções ou sensações que não conseguiria falar. Por isso, apresentar esse universo para os pequenos é muito importante. Uma forma lúdica e fácil para iniciá-los no mundo das artes é a isogravura, técnica contemporânea de impressão inspirada na xilogravura.
Para quem não conhece, a xilogravura é basicamente um carimbo de madeira e também um dos métodos mais antigos de impressão. Mas como a arte se transforma de acordo com a necessidade e os materiais a sua volta, a xilogravura passou a ser combinada com outros elementos criativos e ganhou nova versão, como a isogravura, impressão feita com isopor.
LEIA TAMBÉM: Pintura em MDF: aprenda como decorar vasinhos para a primavera
A técnica de impressão com isopor é extremamente fácil para ser feita com as crianças e, o melhor, você pode aproveitar as bandejas de isopor usadas que vem junto com frios, doces e afins. O bom é que com a isogravura você ensina arte para as crianças e ainda dá uma nova finalidade para sua velha bandejinha de isopor.
Gostou da dica e quer fazer o experimento com as crianças? A Denise Emery e a Condor se juntaram para ensinar como fazer xilogravura com isopor. Dá só uma olhada!
Para fazer a isogravura você vai precisar de: bandejas de isopor, batedores de espuma do kit Ana Bolinha ref. 515, tinta acrílica de sua preferência. Aqui apostamos no tom sobre tom e usamos a tinta rosa claro e o rosa neon. Com todos os materiais separados é hora de colocar a mão na massa.
Utilize uma caneta para fzer o risco que desejar sober a bandeja de isopor, lembrando que para um bom resultado o desenho deve ficar bem marcado.
Use uma tesoura para recortar a bandeja, retirando as laterais.
Com o batedor de espuma maior do kit Ana Bolinha ref. 515, preencha o desenho com a tinta rosa claro e rosa neon feito na bandeja de isopor.
Aplique o ‘carimbo’ com a tinta ainda úmida, coloque pressão sobre o isopor para que a transferência da tinta para a superfície na qual foi aplicada seja feita de maneira uniforme.
A aplicação no MDF fica linda e é uma ótima opção para as crianças presentearem as professoras.
O carimbo também pode ser aplicado em outras superfícies como o sulfite e podem ser transformados em quadrinhos para decorar a casa.
A dica para conquistar um bom resultado é não aplicar tinta em excesso.
Outra opção para aplicar o desenho é em tecido. Apesar de termo utilizado a mesma tinta para todas as superfícies, nesse caso, para um acabamento mais duradouro, indica-se optar pelo uso de tinta para tecido.
A técnica da isogravura fica linda no tecido e é uma excelente alternativa para decorar as toalhinhas de mão que os pequenos levam para escola.
* É importante lembrar que o ato de pintar pode auxiliar os pequenos a melhorar a comunicação, estimular a criatividade e a inventividade, aliviar a ansiedade, além de aumentar a concentração e sensibilidade.