Como escolher o rolo correto para cada superfície

fevereiro 8, 2022

Se você está acostumado com reformas e empreendimentos imobiliários, você já sabe que a escolha do rolo de pintura correto para cada superfície, faz a diferença no acabamento final. Há quem pense apenas na divisão dos rolos para ambientes internos e externos, porém, a escolha do rolo é mais simples do que parece. Vamos entender como funciona?

A escolha correta do rolo facilitará durante o processo de pintura, deixando com que a aplicação fique mais macia, menos suja e com melhor cobertura, entre outros benefícios. O rolo correto também permitirá uma maior durabilidade da ferramenta e, investindo corretamente no produto, pode proporcionar economia no futuro.

Primeira passo para a escolha do rolo: identificar a altura da superfície

Nesta etapa, encontramos três divisões: superfícies lisas, semi rugosas e rugosas. Qual a diferença entre elas?

Superfícies lisas

Paredes com acabamento em massa, gesso ou drywall. A superfície também pode ser de madeira, metal, cerâmica ou até mesmo pisos com fino acabamento.

Superfícies semi rugosas

Aqui, encontramos alvenaria com reboco exposto ou com texturas finas e médias, podendo ser superfícies de madeira e metal que possuam alguma porosidade.

Superfícies rugosas

Superfícies de alvenaria com reboco rústico aparente, texturas altas, chapisco e outros tipos de efeitos. Também é possível encontrar madeiras e metais com muita irregularidade e imperfeições.

Segundo passo para a escolha do rolo: identificar os tipos de rolos

Os rolos possuem a lã de variadas alturas e cada altura é indicada para determinada superfície. Vamos conhecer os diferentes tipos?

Rolos de lã baixa 

Possuem altura de 5mm até 10mm e são indicados para superfícies lisas pois conseguem espalhar a tinta com maior facilidade e proporcionam melhor acabamento, fazendo com que a pintura fique lisa.

Rolos de lã média 

Possuem altura de 13mm até 18mm e são indicados para as superfícies semi rugosas e que facilitam o alastramento da tinta sobre essas pequenas imperfeições da superfície. Proporcionam também melhor cobertura no espaço que está sendo aplicada a tinta.

Rolos de lã alta

Possuem altura a partir de 20mm e são as lãs mais altas e ideais para preenchimento da pintura nas superfícies rugosas. Esse tipo de rolo facilita em repassar menos vezes o produto na superfície e ainda ajuda no rendimento do pintor. 

Terceiro passo para a escolha do rolo: identificar a tinta

Agora que você já sabe as duas primeiras etapas para escolha do rolo, chegou o momento de identificar a tinta a ser utilizada e finalmente, escolher o rolo correto para a finalidade, tinta e superfície do ambiente a ser reformado.

Tinta acrílica fosca premium 

Essa é uma tinta tradicional para aplicação em alvenaria em geral (paredes e tetos) e em texturas. Ideal utilizar os rolos de alta performance, como os da Linha Condor Profissional. 

Em superfícies lisas utilizar, preferencialmente, os rolos Condor Ref. 952 e 961.

Em superfícies semi rugosas, preferencialmente, o rolo Condor ref. 2012.

Em superfícies rugosas, preferencialmente, os rolos Condor ref. 950, 963 e 2014.

Tinta acrílica fosca standard ou econômica 

São tintas também para alvenaria, mas, com uma qualidade inferior à premium. Aqui,  podemos utilizar alguns rolos mais em conta. 

Em superfícies lisas utilizar, preferencialmente, os rolos Condor Ref. 959 e 8095.

Em superfícies semi rugosas, preferencialmente, o rolo Condor ref. 2012.

Em superfícies rugosas, preferencialmente, os rolos Condor ref. 951, 953 e 2014.

Esmaltes 

São tintas para fazer a pintura de superfícies de madeiras e metais em geral. Nesse caso, é interessante utilizar rolos mais resistentes.

Em superfícies lisas utilizar, preferencialmente, os rolos Condor Ref. 954 e 964

Em superfícies semi rugosas, preferencialmente, os rolos Condor ref. 958 e 2012.

Em superfícies rugosas, preferencialmente, os rolos Condor ref. 953 e 2014.

Vernizes 

São produtos para proteção e embelezamento de madeiras em geral. Para essa aplicação, é necessário rolos para fino acabamento ou para preenchimento dos veios naturais da madeira. É importante lembrar que a maioria dos vernizes, requer a aplicação da primeira demão exclusivamente com trinchas. Além disso, se tratando de Stain, é obrigatório que todas as demãos sejam aplicadas com trincha.

Em superfícies lisas utilizar, preferencialmente, os rolos Condor Ref. 954 e 964.

Em superfícies semi rugosas, preferencialmente, o rolo Condor ref. 958.

Em superfícies rugosas, preferencialmente, o rolo Condor ref. 953.

Resinas e Epóxi 

Esses são produtos de alto desempenho e que geralmente requerem a aplicação com rolo de alta performance e fino acabamento. Por isso, é raro encontrar pinturas em superfícies semi rugosas ou rugosas.

Em superfícies lisas, preferencialmente, os rolos Condor ref. 954 e 964.

E como lidar com seladores, fundos e impermeabilizantes?

Quando você precisa utilizar esses produtos de preparação da alvenaria, é fundamental dar uma atenção especial para a escolha do rolo correto. Vamos conhecer mais detalhes sobre cada material?

Selador

É indicado para aplicar direto no reboco já preparado e curado, então, será aplicado sobre uma superfície semi rugosa. Logo, o rolo ideal será de lã média. Como o selador não é um acabamento, então não é necessário investir muito em um rolo específico de acabamento. 

Aqui, os indicados são os rolos Condor Ref 955 e 2011.

Fundo preparador de paredes 

É um produto líquido para reparo na superfície. Logo, precisamos de um rolo que não deixe escorrer o produto. Por isso, os rolos de lã especial de microfibra são ideais e não deixam o produto escorrer pelas lãs, fazendo uma aplicação bem mais limpa. 

Aqui, os rolos ideais são os Ref. 2012 e 2014.

Impermeabilizantes 

São produtos mais densos e pesados para aplicar e, assim como o selador, geralmente não são utilizados para acabamento ainda. 

Aqui precisamos de rolos de lã alta para pegar no reboco ou textura e não precisamos investir em um rolo para fino acabamento. Então, os rolos geralmente são descartados após uma única pintura e podemos economizar também nesse material.

Aqui, os mais indicados são os rolos Condor Ref. 955 e 2011.

Tinta Piso

Esse produto é utilizado em uma pintura mais rústica para as quadras multiuso, calçadas e entre outros. Existem outros tipos de pintura mais rústica, geralmente aplicados em superfícies semi rugosas ou rugosas. Então, não é necessário investir alto em um rolo de fino acabamento já que as pinturas são rústicas. 

Aqui, é ideal utilizar os rolos Condor Ref. 955 e 2011.

Lembre-se que para que os rolos proporcionem o melhor desempenho de seus atributos, a tinta também deverá estar corretamente preparada (diluição, homogeneização, etc), respeitando o intervalo entre demãos. 

Além disso, para maior durabilidade do produto, deve-se lavar o rolo imediatamente após a pintura para evitar que ele fique mergulhado no balde ou caçamba de tinta. Para melhor lavagem utilize o mesmo diluente da tinta. Por exemplo: tintas à base de água, lavar o rolo com água e sabão. Para rolos a base de solvente, utilizar o mesmo solvente de diluição para retirar o excesso da tinta e após essa etapa, lavar com água e sabão. Feita a lavagem, deixe secar à sombra e nem posicione o rolo no suporte para a secagem.

Caso não queira lavar o rolo imediatamente, recomendamos utilizar o Paintcase Ref 2121.

Agora que você já entendeu tudo sobre superfícies, tintas, produtos e texturas dos rolos, ficou mais fácil escolher o rolo ideal para a sua pintura de sucesso! 
E já sabe, né? Siga @condorpinturaimobiliaria no Instagram para mais novidades, dicas e tutoriais diferentes. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Fique por dentro de promoções e novidades