Dicas de limpeza e preparação de superfície

outubro 16, 2020

Se você está iniciando na área da pintura ou se quer arriscar pintar as paredes da casa por conta própria, saiba que para alcançar um resultado positivo e não precisar refazer o serviço posteriormente, é preciso ter alguns cuidados antes da pintura.

Para garantir uma pintura perfeita é preciso basicamente seguir três passos: preparação da superfície, nivelamento da massa e acabamento com a pintura. Sendo o mais importante a preparação da superfície. Isso garante uma durabilidade maior da tinta e maior proteção da superfície.

Todo o processo para a pintura da parede vai depender do estado em que ela se encontra. O primeiro passo é avaliar como ela está antes de iniciar os procedimentos. Nós ensinamos aqui como identificar e corrigir problemas com a pintura.

E se qualquer problema como infiltração, gordura, umidade ou pó em excesso aparecer, ele deve ser reparado antes da pintura, de outra forma, pode voltar e estragar o seu trabalho. Mas como proceder com cada tipo de problema?

Se a superfície apresentar infiltração e umidade, é importante utilizar produtos impermeabilizantes específicos.

Se houver gordura, ela deve ser removida com esponja e detergente neutro. Depois, é só realizar a limpeza com pano úmido e esperar secar bem para dar continuidade na pintura.

Pó em excesso deve ser limpo também com pano úmido para que toda a impureza da superfície seja removida.

Já o mofo é necessário ser limpo com água sanitária e água 1:2. É só deixar a mistura agir por 1 hora, limpar com esponja ou pano úmido e aguardar secar bem.

Para ajudar a trazer maior aderência para as tintas na superfície, é importante realizar aplicação de primer. Além de proporcionar maior durabilidade para a pintura e a superfície, ainda aumenta o rendimento e cobertura da tinta, garantindo um acabamento melhor.

Ambientes internos e externos pedem materiais ou uma preparação diferente. E, via de regra, os fundos preparadores devem ser usados em superfícies de gesso, paredes com partes soltas, paredes calcinadas, repintura e outras patologias.

Os seladores auxiliam no acabamento em verniz e trazem maior rendimento em madeira. Agora, se o que você vai pintar é uma parede nova, é importante garantir que o tempo de secagem do reboco seja respeitado. Esse período geralmente leva em torno de 30 dias, e ignorar esse prazo pode ocasionar problemas futuros, pois a tinta pode reagir com o cimento do reboco, o que não é nada legal. Após aguardar esse período, a aplicação mais indicada é do selador acrílico.

Se tratando de fundo de madeira, ele é ideal para nivelar melhor o acabamento dos esmaltes em superfícies de madeira. O fundo galvanizado ajuda a proporcionar melhor aderência para pintura em metais lisos e galvanizados, como calhas e chapas de alumínio. Já o fundo zarcão, ajuda a proteger os metais ferrosos contra a oxidação em grades e portões, por exemplo. Mas, não se preocupe, há diversos produtos no mercado com dupla função: fundo e acabamento.

LEIA TAMBÉM: 9 dicas de pintura profissional para fazer o acabamento perfeito

Já massa e tinta acrílicas podem ser utilizadas em ambientes externos ou internos. Para corrigir pequenas rachaduras e buracos na parede é possível utilizar massa corrida em áreas molhadas, como banheiros e cozinha, e massa PVA em ambientes internos como salas e quartos, por exemplo.

E para dar o toque, é preciso lixar o local. E a poeira pode ser um arqui-inimigo da sua pintura, por isso, é preciso fazer uma limpeza antes da pintura.

Para facilitar o lixamento, é importante aplicar bem a massa para que a superfície não ganhe rebarbas ou fique muito grossa. Quer melhorar o acabamento? É só passar uma lixa fina delicadamente.

Se você sentir dificuldades para realizar um lixamento com pouca poeira, basta utilizar a esponja abrasiva Duppla umedecida.

Como fazer a limpeza antes da pintura

Mesmo que a parede sua parede esteja em perfeito estado – sem sujeira, manchas, trincas, buracos ou tinta esfarelando, ainda assim é necessário limpar a parede que receberá a pintura.

A dica aqui é lavar, secar, lixar a parede e depois retirar o pó com vassoura de pelo e pano úmido.

Agora que o local está preparado, é só escolher a cor, a tinta e a ferramenta certa para pintar! Quer uma ajuda para escolher a ferramenta certa para a pintura? Clique aqui.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Fique por dentro de promoções e novidades