Começou a pintar profissionalmente há pouco tempo e ainda fica na dúvida na hora de escolher o rolo de pintura certo para cada tipo de serviço.
Para garantir um acabamento de mestre e sem precisar dar inúmeras demãos, além da qualidade da tinta é preciso estar atento sobre as escolhas dos materiais, afinal, os utensílios e ferramentas são muito importante durante o processo de pintura.
Isso porque, cada tipo de parede pede um rolo específico, com o tipo de material e espessura mais indicado para cada textura, por exemplo. Então, nada de ir pegando qualquer tipo de rolo e achar que eles são todos iguais, porque não são.
O que considerar na hora de escolher o rolo de pintura?
Ha hora de escolher o seu rolo de pintura é preciso levar em conta dois fatores básico, mas muito importantes, pois são eles que irão direcionar a escolha do material correto.
LEIA TAMBÉM: 9 dicas de pintura profissional para fazer o acabamento perfeito
Um deles é o tipo de tinta que usada na pintura, já o segundo fator leva em conta a superfície que será pintada. se ela é lisa, rugosa ou áspera, por exemplo.
Um rolo de pintura para cada tipo de parede
Fabricados com lã de carneiros, esses rolos de pinturas são excelentes opções para o uso de tintas látex PVA, acrílica e à base de água.
Nesta categoria de rolos, é possível encontrar alternativas para cobrir superfícies rugosas, semirrugosas ou com texturas. E, quanto maior a rugosidade ou saliência, como as paredes de chapisco, a altura do pelo do rolo de lã deve ser sempre mais alta.
Os pelos altos, acima de 16mm, permitem que o rolo retenha mais tinta, o que garante maior rendimento. Já os rolos com pelos mais baixos são mais leves, versáteis e quase não deixam a tinta respingar, o que garante maior economia e organização durante o trabalho
Recomendados para a aplicação de tintas à base de água, látex PVA e acrílicas, os rolos de lã mista são indicados para cobrir superfícies rugosas, semirrugosas e com texturas suaves.
LEIA TAMBÉM: Dicas de limpeza antes da pintura
Os rolos podem ser feitos de lã de carneiro (50%) e fibra de poliéster (50%) ou lã de carneiro (20%) e fibra de poliéster (80%).
Possui metade de lã de carneiro e 50% de fibra de poliéster, pode ser usado com tintas à base de água.
Usados na aplicação de produtos epóxi, ideal para fino acabamento de superfícies lisas.
Esses rolos são utilizados em paredes lisas na aplicação de esmaltes, vernizes, tintas a óleo e complementos como fundos de madeira e metal.
Indicados para criar efeitos decorativos com massa para textura ou gel decorativo ou envelhecedor.
Gostou das dicas? Deixe um comentário falando sobre quais outros assuntos gostaria de ver por aqui.