Ao clicar em "aceitar cookies", você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a sua navegação no site, além de contribuir para a análise de utilização do site.

Blog da Condor

Higiene Bucal

Saiba se você desperdiça água – e saúde – ao escovar os dentes

Saiba se você desperdiça água – e saúde – ao escovar os dentes

Fechar a torneira enquanto escova os dentes não é o único hábito saudável para reduzir o desperdício de água. Na verdade, ela não deve ser aberta nem para “preparar” as cerdas para a escovação. Em referência ao Dia Mundial da Água, a odontopediatra Amanda Beckhauser e o cirurgião dentista Hamilton Jr, ambos embaixadores da marca Condor, dão dicas importantes de como cuidar da higiene bucal sem desperdício de água. Confira:

Comece pelo fio dental
Sim, a higienização bucal começa pela limpeza entre os dentes, pois é onde ficam presos os pedaços maiores de alimentos. Então, antes de partir para a escova, passe o fio dental e enxague a boca com apenas um bochecho de água para tirar totalmente os resíduos. “É recomendável usar o fio dental pelo menos uma vez por dia”, explica o Dr. Hamilton Jr.

Molhar a escova de dentes
Não molhe a escova nem antes e nem depois de aplicar o creme dental, pois a água pode alterar a fórmula do produto e, especialmente, do flúor que contém nele. “É um hábito difícil de tirar dos meus pacientes, mas a própria saliva vai ajudar a espalhar o creme dental sobre os dentes. Se você molha, acaba diluindo o produto, reduzindo, assim, a sua eficácia”, explica Amanda.

Higienização da escova

A escova só deve ser molhada após a escovação realizada por completo, para que seja feita a sua higienização. “Feito isso, seque bem e guarde em local arejado, mas protegido de contaminações”, ressalta a Dra. Amanda.

Bochecho

De preferência, não faça o enxágue final da boca para não diluir os ativos terapêuticos do creme dental, como o flúor.

Quantidade certa de creme ou gel dental

Exagerar na quantidade de gel dental que se coloca na escova, além de ser prejudicial à saúde, aumenta o consumo de água. Para que o flúor e outras substâncias encontradas nos cremes ou géis dentais sejam eficazes na higienização bucal, sem prejudicar a saúde, aplique uma quantidade do tamanha de um grão de ervilha, no caso de adultos, ou de um grão de arroz para as crianças, sobre as cerdas secas da escova.

“Além da questão da saúde, se levarmos em conta que os cremes e géis dentais são também compostos por água, ao fazer o consumo na quantidade ideal, o consumidor acaba praticando o consumo consciente dos produtos, colaborando com o meio ambiente”, completa Dr. Hamilton Jr.

Condor e o meio ambiente

A Condor sempre reforça seu total comprometimento e respeito pelo meio ambiente. Somente em relação ao uso consciente de água, em 2022, foram coletados 1.332.000 litros de água da chuva que escorre pelas telhas dos prédios das fábricas da Condor. Essa água é totalmente aproveitada internamente. Já a Estação de Tratamento de Efluentes de sua fábrica de Pincéis tratou 80,2 m³ por mês, sendo que 80% deste volume retornaram ao processo produtivo e o restante, encaminhado para as caixas de descarga de banheiros.

Além disso, a marca investe na educação de seus colaboradores sobre consumo consciente, redução de desperdício, reutilização de insumos e reciclagem, tanto para as práticas dentro das fábricas e escritórios quanto em seus lares.

Compartilhar:

Leia também:

Higiene Bucal

Condor alerta sobre o uso correto do gel dental infantil e explica a importância do flúor

Ler matéria!
Higiene Bucal

Condor dá dicas de escovação para quem utiliza aparelho ortodôntico

Ler matéria!
Higiene Bucal

Condor lança linha exclusiva inspirada em Divertida Mente 2, da Disney e Pixar

Ler matéria!
Higiene Bucal

Motivos para Utilizar o Fio Dental Diariamente e Preservar seu Sorriso

Ler matéria!

Acompanhe a Condor no Instagram