Ao clicar em "aceitar cookies", você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a sua navegação no site, além de contribuir para a análise de utilização do site.

Blog da Condor

Limpeza

Afinal, pode lavar o frango? Guia definitivo sobre higienização de alimentos

Afinal, pode lavar o frango? Guia definitivo sobre higienização de alimentos

No último mês a internet caiu em mais um dilema do mundo da limpeza após um vídeo de uma pessoa lavando um frango ter viralizado: devemos ou não higienizar carnes antes de cozinhá-las?

Vamos explorar não apenas essa dúvida em torno da higienização de carnes, mas também chamar atenção para outros itens presentes em nossa dieta diária que, muitas vezes, são negligenciados quando se trata de uma preparação segura e higiênica. 

Afinal, devemos ou não higienizar carnes?

A verdade é que lavar o frango antes de cozinhá-lo pode ser arriscado para a saúde. Segundo a Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA, na sigla em inglês) esse hábito pode aumentar o risco de infecção alimentar. Isso acontece porque ao lavar o frango ou qualquer outro tipo de carne, as possíveis bactérias que seriam mortas ao cozinhar a carne em uma temperatura elevada se espalham para utensílios de cozinha, roupas e superfícies, tendo uma chance maior de entrar em nosso corpo.

Por isso, o foco da higienização deve ser voltado para alimentos que serão consumidos crus como frutas, legumes e verduras. Confira agora um guia definitivo sobre a higienização desses alimentos. Afinal, a saúde começa no prato, e a maneira como manipulamos nossos alimentos desempenha um papel crucial na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar. 

Como higienizar frutas, legumes e verduras corretamente

Assim como não devemos lavar frango e outros tipos de carne, lavar frutas, verduras e legumes que serão consumidos crus apenas passando um pouco de água corrente é um erro. A recomendação para esses tipos de alimentos é mergulhá-los em uma mistura de água e hipoclorito de sódio ou água sanitária (mas com o alerta de sempre ler o rótulo atentamente, pois existem fórmulas do produto que não podem ser utilizadas para higienizar alimentos). Geralmente a proporção dessa mistura é uma colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária para até dois litros de água.

Após cerca de 15 minutos, você pode retirar os alimentos dessa mistura e lavá-los em água corrente com ajuda da Escova Lava-Legumes Condor E por último, esperá-los secar e então consumi-los, ou se preferir, guardá-los na geladeira para outra hora.

Fontes:

 

Compartilhar:

Leia também:

Limpeza

Qual a importância e a forma correta de limpar o ventilador

Ler matéria!
Limpeza

5 dicas de limpeza essenciais para quem tem pets em casa

Ler matéria!
Limpeza

Confira como limpar prata, com passos simples!

Ler matéria!
Limpeza

Condor e Haifa Magidman dão dicas para higienização correta dos calçados

Ler matéria!

Acompanhe a Condor no Instagram