Condor e Haifa Magidman dão dicas para higienização correta dos calçados

agosto 1, 2022

Limpeza com os produtos certos aumenta a vida útil dos tênis.

Quando o assunto é cuidado com os calçados, há muitas dúvidas que chegam a desencorajar a limpeza: como fazer? Qual produto usar? Como não manchar ou danificar? Assim, considerando que cada tênis tem suas particularidades, a principal dica é usar escovas e substâncias que não agridam o calçado. Confira, assim, as dicas práticas de limpeza preparadas pela Condor – líder em diversas categorias dos segmentos de Limpeza, Higiene Bucal, Beleza e Pintura — em parceria com a influenciadora Haifa Magidman, especialista em restauração e personalização de tênis.

1. Menos é mais

Para higienização de calçados “menos é mais”, tenha sempre isso em mente. Evite as famosas “misturinhas” apresentadas em tutoriais na internet para limpar os tênis, principalmente aquelas que utilizam produtos de limpeza doméstica.

“Geralmente, essas misturam utilizam produtos como detergente, sabão em pó, água sanitária, água oxigenada ou até pasta de dente. Esses itens possuem muitos componentes químicos e podem causar reações tanto no tecido e couro, quanto na cola dos solados. Por isso, o uso não é recomendado”, ressalta Haifa.

2. Tira sujeiras e manchas

Aposte na aplicação de produtos específicos para limpeza e higienização dos calçados. Hoje, já há diversas opções de boa qualidade no mercado. Esses produtos limpam toda a sujeira sem precisar encharcar o tênis em água corrente – o que, geralmente, mancha o tecido.

3. Escovar sem agredir os tecidos

Outra dica importante está na escolha da escova de limpeza, para que não agrida a fibra dos tecidos ou o acabamento em couro. Quando a fibra da escova é muito abrasiva, a superfície fica desgastada e com aparência desleixada. Para limpar os calçados com segurança, Haifa indica os seguintes produtos da Condor:

Parte externa

Para a higienização do cabedal em tecido (toda parte de cima do tênis), é indicado o uso da Escova Tira Manchas Condor, que possui cerdas macias, tamanho adequado e formato ergonômico, que preza pelo conforto no movimento de esfregação. Para realizar a limpeza em tecidos, couros e camurças, utilize a Escova Tira Manchas com xampu específico para calçados, realizando movimentos leves e repetitivos. Em seguida, para retirar a espuma utilize o Pano Multiuso Microfibra da Condor que é super absorvente e não solta pelos.

Parte interna

No caso da parte interna, é indicado o uso da Escova Lava Tênis Condor, que traz a solução perfeita para higienização de calçados que não possuem palmilhas removíveis. O formato alongado proporciona facilidade na limpeza, considerando que o acessório alcança toda a superfície interna, desde o calcanhar até a frente. Para realizar a limpeza, encaixe a Escova Lava Tênis na parte interna com o xampu limpador de tênis e faça movimentos leves e repetitivos. Em seguida, para retirar a espuma utilize o Pano Multiuso Microfibra da Condor que é super absorvente e não solta pelos.

4. Secagem

Após tomar todos estes cuidados e tiver finalizado a higienização, deixe seu calçado secar à sombra. Tenha paciência e não exponha ele ao sol para que não desbote ou tenha o tecido danificado. Os raios solares agridem fibras naturais, sintéticas, camurças e couros.

Gostou das dicas? Assista ao vídeo em que a Haifa ensina o passo a passo de uma higienização de tênis completa: assista aqui.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Fique por dentro de promoções e novidades