Ao clicar em "aceitar cookies", você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a sua navegação no site, além de contribuir para a análise de utilização do site.

Blog da Condor

Mundo Condor

Aos 95 anos, Condor inspira cultura de mudança ambiental positiva para indústrias brasileiras

Aos 95 anos, Condor inspira cultura de mudança ambiental positiva para indústrias brasileiras

Empresa catarinense transformou mais de 36 milhões de garrafas PET em vassouras no ano passado e reaproveitou quase 300 toneladas de aparas e sobras da produção

 

Foram reutilizados 1.402.000 litros de água da chuva captada pelas telhas dos prédios das fábricas

 

100% da operação utiliza energia de fontes renováveis

 

Empresa catarinense comemora 95 anos em 2024/Divulgação

 

A Condor - empresa nacional e líder em diversas categorias dos segmentos de Limpeza, Higiene Bucal, Beleza e Pintura, comemora em 2024 os seus 95 anos de existência e traça metas mais audaciosas para incluir na agenda ambiental. Focada em neutralizar 140 toneladas de CO2 nas próximas duas décadas, a marca, responsável por cinco unidades de negócios, acaba de lançar a sua campanha de compensação ambiental em parceria com a ONG Plante Árvores.

A empresa ainda revela números impressionantes de sustentabilidade conquistados durante o ano de 2023. Mais uma vez, o balanço anual de sustentabilidade mostrou que reaproveitar material reciclado nos produtos de sua linha de limpeza, por exemplo, é ação rotineira. A companhia reciclou mais de 36 milhões de garrafas PET em 2023, convertendo-as em vassouras de alta qualidade. Quase trezentos mil quilos de aparas, que consistem em resíduos e sobras do processo, foram reaproveitados. 

“A Condor trabalha os pilares ESG há muito tempo, especialmente o da sustentabilidade. Para se ter uma ideia, reciclamos produtos há mais de 50 anos; aproximadamente 60% dos materiais plásticos consumidos por nós são reciclados. Tendo em vista que o nosso maior insumo são as resinas plásticas e o aço utilizado para fazer o cabo de vassoura, reaproveitar o que seria descartado é uma questão estratégica de negócio”, explica Alexandre Wiggers, Diretor-Presidente da companhia catarinense.

Em relação ao uso consciente de água, a Estação de Tratamento de Efluentes da fábrica de Pincéis tratou 79,7 m³ por mês, sendo que 70% deste volume retornaram ao processo produtivo.

Além disso, foram coletados 1.402.000 litros de água da chuva (ante 1.332.000 em 2022) que escorre pelas telhas dos prédios das fábricas da Condor. Essa água é totalmente aproveitada internamente.

Quanto à energia elétrica, 100% do que é usado na operação da empresa é proveniente de fontes renováveis. Além disso, mais de 80% da área industrial da Condor conta agora com lâmpadas de baixo consumo, resultando em uma redução de 46% no consumo de iluminação nas áreas produtivas.

Mais de 36 milhões de garrafas PET recicladas, trezentas toneladas de sobras da produção reaproveitadas e mais de 50% da área industrial possuem lâmpadas de baixo consumo/Divulgação

 

Em um esforço contínuo para minimizar o impacto ambiental, a Condor atingiu marcos notáveis em 2023, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade e a economia circular. Confira os números:

Reciclagem de garrafas PET:

A empresa reciclou mais de 36 milhões de garrafas PET em 2023, convertendo-as em vassouras de alta qualidade.

Reciclagem de garrafas PET

 

Reciclagem de materiais de parceiros:

A Condor processou mais de 500 toneladas de materiais reciclados de fontes internas e externas, reforçando seu compromisso com a economia circular.

Aparas geradas internamente:

Quase 300 toneladas de aparas, que consistem em resíduos e sobras do processo, foram reaproveitados.

Gestão de resíduos:

A Central de Resíduos da Condor coletou, separou e destinou mais de 630 toneladas de resíduos produzidos internamente em 2023, com 68,70% sendo vendidos, tratados ou doados.

Tratamento de efluentes:

A Estação de Tratamento de Efluentes da Condor tratou uma média mensal de 79,7m³ de efluentes, com 55,79 m³ sendo reciclados no processo.

Captação de água da chuva:

A Condor utilizou 1.402.000 litros de água da chuva em 2023, captada pelos telhados de suas instalações, demonstrando um aproveitamento integral dessa fonte natural.

Eficiência Energética:

Mais de 80% da área industrial da Condor agora possui lâmpadas de baixo consumo, resultando em uma redução de 46% no consumo de iluminação nas áreas produtivas.

Fontes de energia renovável:

A Condor adota energia elétrica de fontes renováveis e ostenta o selo de consumidor de energia renovável.

Programa 5S:

A empresa promove o programa 5S, incentivando a segregação adequada de resíduos entre seus colaboradores, contribuindo para a conscientização e aprimoramento ambiental.

Mais de 1,4 milhão de litros de água da chuva captados pelos pelos telhados foram reutilizados em 2023

 

“Queremos ser referência de empresa genuinamente brasileira alinhada aos compromissos ESG para todo o mercado, especialmente indústrias estrangeiras. Na vanguarda dos temas sobre sustentabilidade há mais de 20 anos, já adotamos práticas sustentáveis como um pilar estratégico para a sobrevivência do nosso negócio, e que para a nossa Diretoria, Conselho e Colaboradores, que somam mais de 1.600 pessoas, essa não é só mais uma agenda a ser cumprida, mas um valor que pertence à nossa cultura corporativa”, completa Alexandre Wiggers.

Compartilhar:

Leia também:

Mundo Condor

Condor apresenta linha inovadora na FEICON 2024

Ler matéria!
Mundo Condor

Condor renova compromisso no Outubro Rosa com parcerias pelo País

Ler matéria!
Mundo Condor

Condor lança “O Melhor Lugar do Mundo” em novo vídeo publicitário

Ler matéria!
Mundo Condor

Condor é premiada em quatro categorias do Prêmio Expositor Exposuper by POPAI 2023

Ler matéria!

Acompanhe a Condor no Instagram