Ao clicar em "aceitar cookies", você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a sua navegação no site, além de contribuir para a análise de utilização do site.

Blog da Condor

Pintura Artística e Escolar

Conheça mais sobre a pintura em aquarela

Conheça mais sobre a pintura em aquarela

Pintura em Aquarela 

A pintura em aquarela é uma das técnicas mais versáteis e se adapta praticamente a qualquer estilo ou situação de pintura. Os primeiros pigmentos utilizados para pintar aquarela foram retirados de minerais da terra, de corantes vegetais naturais, sementes e insetos. Os artistas moíam e misturavam seus próprios pigmentos para pintura.

A fabricação industrial de tinta para aquarela iniciou em 1830 com a Winsor and Newton, que criaram um tubo flexível onde eram colocados os pigmentos firmes de alta qualidade, ainda utilizados atualmente.

O valor agregado nas tintas de aquarela são altos devido ao processo de  fabricação. Cada pigmento passa por muitos estágios para se tornar uma tinta  macia e brilhante. Alguns pigmentos levam até 6 meses na fabricação, sendo que cada cor possui origem e fórmulas específicas. 

Tintas

O formato das tintas para aquarelas são variados. Podendo ser encontradas em tubos, pastilhas e líquidos, também na forma de lápis de cor, giz de cera e bastões. A característica principal que todas compartilham é que podem ser reativadas com água, mesmo que já tenham secado.

Algumas técnicas para utilizar na pintura em aquarela:

  • Seco no seco: Nesta técnica  o pincel seco é utilizado com tinta sobre o papel seco, não se obtém transparências, sendo muito utilizada para fazer pequenos detalhes.
  • Molhado no seco: O pincel é carregado na água e na tinta e aplicado sobre o papel seco. A tinta colocada no papel não se espalha. Nesta técnica os contornos são bem definidos.
  • Seco no molhado: Nesta técnica o pincel está carregado com tinta, pouca água e o papel está molhado. Esta técnica produz manchas, uma das características da aquarela.
  • Molhado no molhado: Essa técnica é utilizada quando se deseja obter formas difusas. O pincel e o papel estão molhados.

Papel

O papel para aquarela precisa ser apropriado, eles variam de acordo com a  gramatura e peso. Existem muitas marcas no mercado e a maioria são produtos importados, eles se apresentam com diferentes tipos de textura. A escolha do papel afeta diretamente o resultado da pintura.

Pincel 

“O pincel é a extensão da mão, a mão é a extensão do braço, o braço é a extensão do coração. O que é sentido no coração flui para o braço, para a mão, para o pincel e, finalmente, para o papel.” – Pensamento Oriental.

O Pincel é a principal ferramenta do aquarelista. O desempenho do pincel afetará diretamente a aparência dos traços. Cada superfície de pintura possui pincéis apropriados que foram desenvolvidos e projetados para promover o melhor desempenho com o tipo de tinta adequada. Formatos diferentes realizam efeitos diferentes. As pontas mais comuns para pintura em aquarela e ilustrações são os formatos redondos e chatos.

Produtos Condor para utilizar na aquarela

Os pincéis redondos dos kits Ref. 5500 e 403 possuem uma ponteira significativa, no formato redondo bulbo que permite carregar maior volume de água e alcançar tamanhos variados de traço apenas alterando  a pressão e ângulo do pincel. 

Os pincéis decorados redondos Ref. 514 são ideais para pequenos detalhes e acabamentos.

Os pincéis chatos Ref. 4416 são perfeitos para preenchimento de grandes áreas, muito utilizados para pintura de paisagens.

Os pincéis com reservatório de água Ref. 401, além de fácil utilização são muito práticos e podem ser utilizados por faixa etária variada. São excelentes para ilustrações em aquarela, uso de aquarela escolar e para complementar trabalhos utilizando lápis de cor e giz de cera aquarelável.

Compartilhar:

Leia também:

Pintura Artística e Escolar

Galeria de Inspiração - Maio de 2024

Ler matéria!
Pintura Artística e Escolar

Mandala na almofada - confira o passo a passo

Ler matéria!
Pintura Artística e Escolar

Confira o ganhador da Galeria de Inspiração de Abril!

Ler matéria!
Pintura Artística e Escolar

Condor apoia feira Rio Artes da economia criativa no Rio de Janeiro

Ler matéria!

Acompanhe a Condor no Instagram