Ao clicar em "aceitar cookies", você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a sua navegação no site, além de contribuir para a análise de utilização do site.

Blog da Condor

Higiene Bucal

Condor dá dicas de escovação para quem utiliza aparelho ortodôntico

Condor dá dicas de escovação para quem utiliza aparelho ortodôntico

Escovações rápidas e com escovas comuns podem prejudicar e atrasar o tratamento. Para auxiliar na manutenção de um processo correto, a Condor – empresa nacional e líder em diversas categorias dos segmentos de Limpeza, Higiene Bucal, Beleza e Pintura — e o embaixador da marca, o dentista Hamilton Jr., destacam os principais cuidados para a higienização bucal correta de quem tem aparelho ortodôntico.

“A rotina corrida que levamos hoje em dia, faz com que as pessoas não escovem os dentes entre as refeições e, quando realizada, é feita de maneira rápida. Porém, a rapidez pode tanto danificar o aparelho ortodôntico, quanto deixar resíduos que podem provocar sérios problemas como cáries, tártaros e gengivites”, alerta Hamilton Jr.

Confira as dicas para realizar uma correta higienização:

1. Escolhendo o modelo certo de escova

“Para quem faz tratamento ortodôntico é essencial escolher o modelo certo de escova, que deve ter cerdas distribuídas em V, o que permite que elas se encaixem entre os espaços dos dentes e bráquetes. Esse ajuste é fundamental para que a limpeza seja feita da maneira correta”, explica Hamilton Jr. Para isso, o profissional recomenda a Escova Dental Ortodôntica da Condor, que possui cerdas macias e seu formato permite que as cerdas inferiores no centro da escova acomodem os bráquetes do aparelho, enquanto as cerdas laterais superiores alcançam os dentes. Além disso, a escova possui cabo emborrachado e limpador de língua para uma limpeza completa.

2. Antes da escovação

Antes de iniciar a escovação, certifique-se que retirou todos os itens removíveis, como elásticos. Após retirá-los, iniciei a higienização com o fio dental, pois ele remove as partículas maiores e facilita o trabalho da escova. Também é recomendável utilizar um passador de fio para auxiliar o manejo do fio entre os dentes e o aparelho. “Recomendo o fio dental da Condor, porque ele possui uma tecnologia que não desfia, e, assim, desliza melhor entre os dentes. Ele ainda tem sabor menta, o que dá aquela sensação de refrescância, algo que interfere muito no conforto de quem usa aparelho”, explica.

3. Escovação

Para iniciar a escovação, deve-se dividir a boca em quatro partes: dentes de cima do lado esquerdo, dentes de baixo esquerdo, dentes de cima do lado direito e dentes de baixo direito. “Outra dica importante é encaixar a escova em um ângulo de 45º graus nos bráquetes, isso irá facilitar a limpeza da parte superior e inferior, sem agredir a gengiva”, indica Hamilton.

É importante dedicar pelo menos 30 segundos para a escovação de cada lado e 30 segundos para a escovação da língua. “A má higienização da língua pode levar ao acúmulo de placa bacteriana e mau hálito”, acrescenta.

4. Enxaguante bucal

O enxaguante bucal é primordial para ajudar na limpeza dos aparelhos. Para isso, o produto deve ser sem álcool e com flúor, pois a substância diminui a probabilidade de cáries e tártaros.

5. Cuidados essenciais

A troca da escova deve ser realizada a cada 3 meses, que é o tempo de vida útil do produto em uso. No entanto, os bráquetes do aparelho costumam desgastar as cerdas da escova, o que pode exigir a troca antes do período indicado. O Dr. Hamilton ressalta ainda que a higienização bucal de quem usa aparelho ortodôntico seja reforçada em consultório a cada seis meses. “O dentista tem recursos e conhecimento para realizar uma limpeza detalhada, removendo completamente a placa bacteriana. Além disso, nessas consultas periódicas, ele verifica a saúde dos dentes e das gengivas”, esclarece. Outro cuidado essencial é que o paciente evite o consumo de alimentos duros e ricos em açúcares, como doces como balas, chicletes e pirulitos. “Esses alimentos podem danificar o aparelho, assim como facilitar o aparecimento de cáries”, alerta.

Compartilhar:

Leia também:

Higiene Bucal

Saiba se você desperdiça água – e saúde – ao escovar os dentes

Ler matéria!
Higiene Bucal

Condor alerta sobre o uso correto do gel dental infantil e explica a importância do flúor

Ler matéria!
Higiene Bucal

Saúde Bucal: entenda de uma vez por todas os mitos e verdades

Ler matéria!
Higiene Bucal

Tudo sobre clareamento dental: Dicas, tipos de tratamento e cuidados

Ler matéria!

Acompanhe a Condor no Instagram