Ao clicar em "aceitar cookies", você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a sua navegação no site, além de contribuir para a análise de utilização do site.

Blog da Condor

Higiene Bucal

Gengiva inflamada e dolorida: Descubra a possível causa e tratamento!

Gengiva inflamada e dolorida: Descubra a possível causa e tratamento!

O sangramento na gengiva pode ser resultado de diversas doenças orais, mas a mais comum é a gengivite ou doença periodontal, causada pela placa bacteriana. Vamos explicar mais sobre o tema!

A doença na gengiva é a mais recorrente no mundo segundo o Guinness de Recordes Mundiais e não é à toa. As doenças periodontais são silenciosas e normalmente não vão trazer incômodo ou desconforto até que já estejam muito avançadas, causando dor, sangramento nas gengivas e, em casos mais graves, a perda dental.  

Mas afinal, o que são as doenças periodontais? O professor Cláudio Pannuti, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, explica que se trata de uma doença inflamatória que afeta a gengiva e o osso que segura os dentes. Os problemas periodontais podem ser divididos em fases: inicialmente, o paciente manifesta sinais de gengivite, problema que afeta a gengiva, e, posteriormente, a periodontite, que afeta também os ossos e pode causar maiores infecções no organismo. 

Sinais de que a sua gengiva não está saudável

Uma gengiva saudável é indispensável para a proteção dos ossos que sustentam os dentes impedindo a passagem da placa bacteriana. A gengiva deve ser firme, rosada (a pigmentação pode variar de acordo com cada pessoa) e não deve sangrar durante a escovação. Qualquer alteração deve ser observada com cautela.

A gengiva inchada, retraída, sangrando ou com vermelhidão ao escovar os dentes e usar o fio dental são alguns sinais de alerta para a gengivite. Nesse estágio ainda é possível reverter esse quadro com escovação adequada e o auxílio de um dentista para a limpeza da placa bacteriana. O importante é se manter atento para que esses sintomas não passem batidos no dia a dia e acabem se agravando.

Quando o quadro chega ao seu estágio crítico, temos a temida periodontite. A vedação entre a gengiva e o dente fica enfraquecida, gerando espaços ou “bolhas” próximas ao dente onde a placa bacteriana se aloja. A gengiva retraída permite que as bactérias atinjam a raiz do dente, fazendo com que os pacientes sofram com dentes amolecidos e, muitas vezes, a única solução acaba sendo a remoção dos dentes atingidos. O tratamento é caro, demorado e pode ser evitado com atitudes simples.

Principais sintomas da gengivite

Se percebida no início, a gengivite pode ser revertida apenas com a boa higienização bucal, uso de fio dental e escovação. Por isso é tão importante a visita regular ao seu cirurgião dentista e uma rotina de limpeza bucal correta. Confira alguns dos sintomas de que a sua gengiva está inflamada

  • Mau hálito
  • Gosto ruim na boca
  • Gengivas arroxeadas ou com aspecto brilhante
  • Sangramento gengival
  • Sensibilidade na região das gengivas
  • Gengivas inchadas
  • Dores na mastigação
  • Hipersensibilidade à bebidas e alimentos quentes ou frios

Os sintomas podem aparecer de forma sutil no início, por isso sempre desconfie de qualquer alteração. 

Tratamento para gengiva inflamada

Quando identificados um ou mais sinais da doença periodontal é preciso dar início ao tratamento o mais rápido possível. “Uma boa higienização bucal com uso de fio dental é essencial tanto na prevenção como em alguns casos em uma possível remissão da gengivite”, alerta a Dra. Amanda Beckhauser, cirurgiã dentista e fundadora do projeto Doe Sorrisos. 

Uma boa rotina de cuidados bucais inclui a escovação pelo menos duas vezes ao dia, uso fio dental, escolha de uma escova dental adequada e visitas periódicas ao dentista. 

Quer saber mais sobre saúde bucal? Não deixe de nos seguir nas redes sociais @CondorHigieneBucal

Compartilhar:

Leia também:

Higiene Bucal

Escovar – ou não- os dentes logo ao acordar

Ler matéria!
Higiene Bucal

Condor lança campanha de escovação “Dois minutos e meio”

Ler matéria!
Higiene Bucal

Saúde Bucal: entenda de uma vez por todas os mitos e verdades

Ler matéria!
Higiene Bucal

Tudo sobre clareamento dental: Dicas, tipos de tratamento e cuidados

Ler matéria!

Acompanhe a Condor no Instagram