Ao clicar em "aceitar cookies", você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a sua navegação no site, além de contribuir para a análise de utilização do site.

Blog da Condor

Pintura Artística e Escolar

Condor promove Vivência Arteterapêutica para pacientes com câncer de mama na AFECC

Condor promove Vivência Arteterapêutica para pacientes com câncer de mama na AFECC

Como parte de seu compromisso com o autocuidado, bem-estar, fortalecimento e autoestima de mulheres com câncer, a Condor realizou mais uma ação voltada às pacientes em uma parceria com a Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer). A iniciativa trouxe a Vivência Arteterapêutica com o tema "Respeitando o seu processo". O objetivo foi criar um espaço de reflexão e apoio, utilizando a arte como uma poderosa ferramenta para promover transformação, aceitação e força interior.

Na última terça-feira, 3 de dezembro, a Condor Pincéis realizou uma ação emocionante na Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer), em Vitória (ES), com o tema "Respeitando o seu processo". A atividade, chamada de Vivência Arteterapêutica, teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão, apoio emocional e fortalecimento para mulheres em tratamento contra o câncer de mama.

Utilizando a arte como ferramenta de transformação, a dinâmica foi conduzida na última terça-feira, 3 de dezembro, pela professora, arteterapeuta e técnica de pincéis da Condor, Denise Emery, que trouxe uma abordagem simbólica inspirada na metáfora da borboleta.

Uma mensagem de força e aceitação

O tema "Respeitando o seu processo" foi ilustrado pela história de uma borboleta que, ao ser retirada do casulo antes da hora, não desenvolveu força suficiente para voar. A metáfora foi usada para refletir sobre a importância de respeitar os tempos de dor, transformação e aceitação para que se possa ganhar força e superar os desafios da vida.

"Cada pessoa tem seu próprio tempo para aceitar e perceber o que está acontecendo em sua vida. Trabalhamos com a metáfora da borboleta para mostrar que o sofrimento faz parte do processo de fortalecimento. Quando respeitamos nosso tempo, ganhamos asas fortes para voar, assim como essas mulheres que enfrentam o câncer de mama" explica Denise Emery.

As participantes compartilharam suas histórias, incentivando a escuta ativa e o apoio mútuo, criando um ambiente acolhedor de troca de experiências. Após uma meditação guiada, as mulheres expressaram seus sentimentos com lápis aquarela, desenhando palavras, imagens ou símbolos que representavam seus processos de transformação. Em seguida, diluíram esses registros com água, simbolizando o ato de deixar fluir e entregar esses sentimentos ao universo.

Cada participante ainda pintou borboletas em uma toalha, representando sua força e transformação. O objetivo era que o objeto se tornasse um símbolo duradouro, lembrando que as dificuldades enfrentadas ao longo do processo de cura são fundamentais para o fortalecimento e o renascimento. "Essa vivência foi um convite para que essas mulheres olhassem para seus processos com carinho e aceitação. A borboleta é um símbolo poderoso que ficará com elas, lembrando que cada dificuldade enfrentada é uma etapa para criar asas mais fortes e voar", diz Denise.

A iniciativa reafirma o compromisso da Condor com ações que promovem o bem-estar e fortalecem a saúde emocional de quem enfrenta desafios tão intensos como o câncer de mama. Essa vivência trouxe arte, significado e acolhimento, proporcionando uma experiência única para todas as participantes.

Compartilhar:

Leia também:

Pintura Artística e Escolar

Galeria de Inspiração - Julho de 2024

Ler matéria!
Pintura Artística e Escolar

Outubro Rosa na Condor: arte, conscientização e autocuidado no Hospital do Amor de Barretos

Ler matéria!
Pintura Artística e Escolar

Condor prestigia Semana do Bauer em Monte Verde/MG

Ler matéria!
Pintura Artística e Escolar

Pintura gestual em enfeites de Natal

Ler matéria!

Acompanhe a Condor no Instagram