Ao clicar em "aceitar cookies", você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a sua navegação no site, além de contribuir para a análise de utilização do site.

Blog da Condor

Higiene Bucal

Escovar – ou não- os dentes logo ao acordar

Escovar – ou não- os dentes logo ao acordar

Quem tem o hábito de escovar o dente antes do café da manhã faz isso para evitar a suposta ingestão de bactérias que se acumulam na boca durante a noite. Acontece que nós estamos constantemente ingerindo bactérias, inclusive ao engolir saliva. 

Esses microrganismos fazem parte da “flora bacteriana oral” e não sobrevivem em nosso estômago. Portanto, apesar de escovar o dente antes do café da manhã não ser prejudicial, é completamente dispensável, desde que a escovação seja feita novamente após a refeição.

Para entender melhor o assunto é preciso compreender o porquê escovar os dentes. Sem a escovação com creme dental, os restos de alimentos se acumulam na boca, criando um ambiente propício à proliferação de bactérias. Com o tempo, o mau hálito, gosto ruim e gengiva inflamada se tornam parte da vida do paciente, além do risco da perda dental. É por isso que uma rotina de escovação adequada é indispensável para se viver com saúde. 

Segundo o Dr. Hamilton Junior, o ideal é aguardar entre 20 e 30 minutos após a refeição para realizar a escovação. Esse tempinho é necessário para que a saliva equilibre o Ph bucal, que foi alterado pelos alimentos e bebidas ingeridos. Antes desse tempo o Ph bucal ainda está muito ácido e a chance de proliferação bacteriana aumenta consideravelmente, o que pode ocasionar o surgimento de cáries. Além disso pode acontecer a desmineralização do esmalte dos dentes, já que os ácidos são espalhados pela superfície dentária.

Outra dúvida recorrente é: preciso escovar os dentes depois de beber café? E a resposta é sim!

O dente é formado por três camadas, a polpa, a dentina e o esmalte. Quando o café – que tem Ph menor que o da boca e é mais ácido – é consumido, ocorre um desgaste do esmalte que protege o dente, levando a desmineralização e porosidade do dente. 

Não é atoa que essa bebida queridinha dos brasileiros tem a fama de amarelar a arcada dentária, né? Isso realmente acontece quando o seu consumo é excessivo ou quando não há higienização adequada. Uma dica é tomar água depois do café, diminuindo assim a acidez causada pela bebida.

Quer saber mais sobre cuidados com os seus dentes? Nos siga nas redes sociais @CondorHigieneBucal

Leia também:

Higiene Bucal

Gengiva inflamada e dolorida: Descubra a possível causa e tratamento!

Ler matéria!
Higiene Bucal

Condor lança campanha de escovação “Dois minutos e meio”

Ler matéria!
Higiene Bucal

Tudo sobre clareamento dental: Dicas, tipos de tratamento e cuidados

Ler matéria!
Higiene Bucal

Condor lança produtos temáticos em comemoração dos 100 anos da Disney

Ler matéria!

Acompanhe a Condor no Instagram